http://www.infomoney.com.br/capacitacao/noticia/2082643-depois+ingles+espanhol+lingua+mais+valorizada+pelo+mercado+trabalho
Depois do inglês, espanhol é a língua mais valorizada pelo mercado de trabalho
12 de abril de 2011 • 08h51Por: Camila F. de Mendonça
Aproveitando o crescimento do País, empresas latinoamericanas começam a migrar ou ampliar seus negócios no Brasil. E para aproveitar esse momento de forte contratação por parte dessas empresas, o espanhol é prioridade. Dependendo da empresa, ganha até do inglês. Além dos motivos econômicos, há os culturais. Os especialistas lembram que o espanhol sempre foi a língua mais próxima dos brasileiros que o inglês.
“Hoje, o crescimento econômico é considerável em toda a América Latina e o espanhol ganha cada vez mais força como uma segunda língua no Brasil”, considera o coordenador de Consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Samuel Artus. “Se antes era aceitável no mercado o 'portunhol', agora isso já não é mais possível”, alerta.
Saber bem a língua espanhola pode garantir uma vaga em empresas estrangeiras que estão aproveitando o bom momento econômico do País para ampliar seus negócios. “Muitas empresas, inclusive, já estão pensando na Copa e na Olimpíada”, afirma a gerente da V2 Recursos Humanos, Andrea Kuzuyama.
A ampliação dos negócios entre os países que formam o Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – é um dos motivos apontados pelo especialista em Gestão em RH e professor da Veris IBTA Cristiano Luiz Rosa para que o espanhol tenha seu espaço demarcado no mercado de trabalho local. “Muitas unidades de empresas de países do Mercosul estão sendo administradas por brasileiros e isso faz com que aumente a exigência de qualificação”, afirma.
Ele ainda explica que embora o Brasil esteja passando por um bom momento no mercado de trabalho, muitos brasileiros têm a oportunidade de migrar para outros países da América Latina para desenvolver suas funções. “O espanhol, nesses casos, é obrigatório”, atesta o professor.
Para a diretora-geral da Career Center, Karin Parodi, a importância do espanhol como segunda língua mais requisitada pelo mercado é uma questão também cultural. “É uma língua comum hoje, que muita gente fala e será ainda mais comum no futuro”, afirma, reforçando a importância da atuação das empresas dos países vizinhos no Brasil, de olho no aumento do consumo e nos eventos mundiais de 2014 e 2016.
Embora também concorde que o espanhol predomina no mercado, depois do inglês, a analista sênior de Recursos Humanos da Personal Service, Carla Barreto, destaca que a importância de uma segunda língua dependerá de diversos fatores. “Isso vai depender de alguns detalhes como, por exemplo, perfil da vaga, segmento da empresa e nacionalidade dos principais clientes”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário